Meta desiste de lançar óculos de realidade mista concorrentes do Vision Pro
Fim do projeto
A Meta Platforms Inc. (META) desistiu do projeto de lançar óculos de realidade mista (RM) para competir com o Vision Pro da Microsoft Corp. (MSFT), de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto. O projeto, conhecido internamente como Project Nazare, estava em desenvolvimento há vários anos e destinado a ser lançado em 2024.Motivos da decisão
- A empresa está enfrentando dificuldades financeiras, com perda de receita de publicidade e aumento de custos.
- A Meta está priorizando outros projetos de RM, como seus fones de ouvido Quest VR.
- A empresa acredita que o mercado de RM ainda não está maduro o suficiente para um produto de consumo de sucesso.
A decisão é um revés para a Meta, que vem investindo fortemente em RM nos últimos anos. Em 2021, a empresa adquiriu a Within, desenvolvedora de aplicativos de condicionamento físico em RV, por US$ 400 milhões. A Meta também lançou uma série de fones de ouvido Quest VR, mas até agora não conseguiu ganhar uma participação de mercado significativa no mercado de RM.
A desistência do projeto Project Nazare é um sinal de que a Meta está refocalizando seus esforços em projetos que provavelmente terão sucesso comercial. A empresa ainda acredita no potencial da RM, mas está adotando uma abordagem mais cautelosa.
A Microsoft, por outro lado, tem sido mais agressiva na busca do mercado de RM. A empresa lançou o Vision Pro em outubro de 2022 e tem promovido agressivamente o dispositivo para empresas e consumidores.
Comments